Técnicas de autocomposição que podem ajudar a conseguir acordos extrajudiciais


Em construção. Enquanto aguarda o conteúdo, visite outras áreas do site!

Além do diálogo franco e aberto com as outras partes envolvidas, várias técnicas podem ser usadas para chegar a um acordo.

Uma boa técnica é o uso de notificações extrajudiciais, que ensinamos a fazer em outro artigo . Uma notificação extrajudicial, além de servir como meio de prova de que se tentou resolver a situação, pode ser o suficiente para colocar um fim no conflito.

Outra boa técnica é chamar uma pessoa neutra para intermediar o diálogo. Por esta técnica, em vez de comunicar-se diretamente com a outra parte envolvida, é a pessoa neutra quem servirá de “mensageiro”, levando “recados” para um lado e para o outro. Para que esta técnica seja realmente produtiva, é preciso que esta pessoa seja realmente neutra, e que esteja interessada em colocar fim ao conflito. Deste modo, enquanto comunica, esta pessoa neutra pode levar as partes à reflexão e a acordos.

Um último recurso é a mediação extrajudicial, na forma definida pela Lei 13.140/2015 . Mais elaborada que as técnicas anteriores, a mediação exige intenção, pelas partes, de colocar fim no conflito por meio de acordos, e a participação de mediador que tenha a confiança das partes e seja capacitado para fazer mediação. A mediação poderá ser acompanhada por advogados e assessores técnicos.



Temas desse artigo:
Direito Processual CivilPrática Forense como fazerjuizados especiais cíveis advocaciaconsultoria jurídicaintimaçãomodelomodelosnotificação extrajudicialjuizados especiais cíveis
Leia outros artigos com o mesmo tema:

Voltar para a página principal