Casos que não podem ser levados a juizado especial

Conhece gente interessada no assunto? Compartilhe clicando num botão abaixo!

Neste rápido artigo explicativo, apresentamos os casos que não podem ser levados a um juizado especial, para ajudar a avaliar alternativas e possibilidades de ação.

Em nosso artigo que explica como apresentar uma causa a um juizado especial sem precisar de advogado , recomendamos verificar se seu caso pode ou não ser levado a um juizado.

Neste artigo, apresentaremos os casos que não podem ser levados a um juizado. Temos outro artigo que explica os casos que podem ser levados a um juizado especial , que recomendamos ler junto com este para ter uma visão mais abrangente do assunto.

O que são juizados especiais?, e o que pode ser levado a eles

Juizados especiais são órgãos do Poder Judiciário criados pela União, no Distrito Federal e nos Territórios, e pelos Estados, para conciliação, processo, julgamento e execução nas causas que a legislação diz serem de sua atribuição.

Como funcionam os juizados especiais?

Nos juizados especiais, todo processo é baseado nos seguintes princípios:

Quais casos NÃO podem ser levados a juizados especiais?

Apesar das regras acima, é importante observar certos casos em que, pela complexidade da causa ou pela natureza do assunto, não se deve levar uma causa a juizado:

Conclusão

Os impedimentos apresentados acima estão na própria Lei dos Juizados Especiais (Lei Federal 9.099/1995) e em outras leis aplicáveis.

Com isso, os tipos de causas apresentadas acima não podem ser levados a juizados especiais, mesmo quando seu valor está abaixo dos 20 salários mínimos e, não fosse pelo tema envolvido, autorizariam apresentar a causa ao juizado sem necessidade de advogado. (Temos um artigo que explica em quais situações é possível apresentar causas a juizados especiais sem advogado , cuja leitura recomendamos.)

Nesses casos, é necessário buscar a proteção dos direitos das partes envolvidas através da atuação de um advogado, que recorrerá às instâncias judiciais adequadas para a sua situação específica.