Como usar assinatura eletrônica do Portal de Assinaturas da OAB

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Neste, apresentamos como usar assinatura eletrônica do Portal de Assinaturas da OAB, que usamos em nosso escritório para coletar assinaturas em documentos mais simples.

Nosso escritório usa e recomenda o uso de assinaturas eletrônicas para várias finalidades. Entretanto, alguns clientes ainda não se entendem com a tecnologia, e ficam desconfiados: “Doutor, essa assinatura serve mesmo? Substitui a assinatura no papel? Todo mundo aceita? Como é isso?”

Preparamos alguns artigos para explicar como funcionam as assinaturas eletrônicas mais usadas em nosso escritório ( Portal de Assinaturas da OAB , conta gov.br , e-Not Assina ), em quais situações as usamos, e como qualquer pessoa pode usar assinaturas eletrônicas no dia-a-dia sem medo .

Neste artigo, nos limitaremos a mostrar como se usa a assinatura eletrônica do Portal de Assinaturas da OAB, explicando:

O que é o Portal de Assinaturas da OAB?

O Portal de Assinaturas da OAB é uma ferramenta de assinaturas eletrônicas criada por um convênio entre o Conselho Federal da OAB e a empresa de certificação digital CertiSign , uma das líderes no setor.

Graças a este convênio, advogados podem usar até 200 assinaturas grátis no Portal de Assinaturas da OAB, incluindo as assinaturas eletrônicas simples de clientes que não têm certificado digital.

Como funciona a assinatura eletrônica simples do Portal de Assinaturas da OAB?

Usamos o Portal de Assinaturas da OAB para coletar assinaturas em procurações, contratos de prestação de serviços advocatícios, declarações de hipossuficiência econômica e outros documentos mais simples e rotineiros de nosso escritório.

O procedimento é muito fácil para o cliente: com o CPF, e-mail e número do celular, pode-se assinar rapidamente qualquer documento.

Assinatura com um clique

Na maioria dos casos, usamos a “assinatura com um clique”.

Ao clicar no link enviado, abre-se esta tela:

Portal de Assinaturas da OAB, tela Assinar
Portal de Assinaturas da OAB, tela "Assinar"

Aqui há dois botões: “Assinar” e “Não assinar”.

Basta clicar em “Assinar” e pronto!, assinatura terminada.

Se houver algum erro no documento, ou por qualquer outro motivo, pode-se clicar em “Não assinar”. Será aberta uma tela com espaço para dizer por que o documento não foi assinado; preenchidas as informações e clicado em “Enviar”, o documento fica bloqueado, e não pode mais ser assinado.

Assinatura “desenhada”

Em casos especiais, usamos a assinatura “desenhada”.

Ao clicar no link enviado, abre-se esta tela:

Portal de Assinaturas da OAB, tela Estou Pronto para Assinar
Portal de Assinaturas da OAB, tela "Estou Pronto para Assinar"

Ao clicar em “Estou pronto para assinar”, aparecerá esta nova tela, com um “quadro branco”:

Portal de Assinaturas da OAB, tela Assinar em branco
Portal de Assinaturas da OAB, tela "Assinar" em branco

Nesta tela, é preciso assinar normalmente no quadro branco, como se estivesse assinando num papel.

Na tela de um celular ou tablet, pode-se usar o dedo, ou uma caneta touch de ponta emborrachada.

Na tela de um computador, pode-se usar o mouse ou uma caneta digital.

Nesta tela está o único caso em que se permite usar uma assinatura escaneada sem problemas: basta arrastar o arquivo com a assinatura escaneada para o “quadro branco”, ou clicar no link da tela para subir o arquivo.

Portal de Assinaturas da OAB, tela Assinar preenchida
Portal de Assinaturas da OAB, tela "Assinar" preenchida (usando mouse em computador).

(Existem razões técnicas e jurídicas que justificam usar assinatura escaneada aqui, mas não é o momento nem o lugar para esta explicação.)

Terminada a assinatura, clique em “Assinar”.

Se errou, ou quer repetir, clique em “Refazer”.

Se quer voltar à tela anterior, clique em “Voltar”.

Vantagens e limitações do Portal de Assinaturas da OAB

A vantagem mais evidente no Portal de Assinaturas da OAB é a enorme praticidade: com um link e um clique, documentos simples podem ser assinados quase instantaneamente.

Mas há limitações:

Quando a assinatura eletrônica simples coletada pelo Portal de Assinaturas da OAB não é “forte” o suficiente, orientamos nossos clientes a usar soluções mais adequadas: a conta gov.br e o sistema e-Not Assina .