Como usar assinatura eletrônica da conta gov.br

Conhece gente interessada no assunto? Compartilhe clicando num botão abaixo!

Neste, apresentamos como usar assinatura eletrônica da conta gov.br. Simples, fácil, rápida, válida para quase tudo - e de graça. Saiba mais, e poupe tempo e dinheiro com esta tecnologia!

Nosso escritório usa e recomenda o uso de assinaturas eletrônicas para várias finalidades. Entretanto, alguns clientes ainda não se entendem com a tecnologia, e ficam desconfiados: “Doutor, essa assinatura serve mesmo? Substitui a assinatura no papel? Todo mundo aceita? Como é isso?”

Preparamos alguns artigos para explicar como funcionam as assinaturas eletrônicas mais usadas em nosso escritório ( Portal de Assinaturas da OAB , conta gov.br , e-Not Assina ), em quais situações as usamos, e como qualquer pessoa pode usar assinaturas eletrônicas no dia-a-dia sem medo .

Neste artigo, nos limitaremos à assinatura eletrônica da conta gov.br , explicando:

O que é a conta gov.br?

Página principal do portal gov.br
Página de entrada do portal gov.br

A conta gov.br é parte de um sistema digital preparado pelo governo federal para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos.

É como se fosse uma “identidade digital única”: em vez de o governo federal exigir dos cidadãos decorar uma senha para o INSS, outra para a Receita Federal, uma terceira para o Consumidor.gov.br e assim por diante, o sistema gov.br cria um só login e senha, que vale em todos os sites do governo federal.

Com isso, todo cidadão brasileiro com CPF tem direito a uma conta gov.br gratuita para acessar serviços do governo federal (INSS, Receita Federal, SUS, etc.).

Muitos governos estaduais e prefeituras começaram também a usar a conta gov.br para facilitar o acesso a seus próprios serviços.

A conta gov.br, além disso, também cria uma assinatura digital única para cada cidadão, que pode ser usada para assinar quase qualquer documento público ou privado.

Como usar a conta gov.br

Não é cobrado nenhum valor para ter uma conta gov.br . O cadastro é gratuito, e as assinaturas também são gratuitas.

Nos três vídeos a seguir, criados pelo governo federal, aprende-se a criar a conta gov.br, a usar reconhecimento facial para aumentar o nível da conta até o nível Ouro, e a assinar documentos:

Como criar uma conta gov.br

Como aumentar o nível da conta com reconhecimento facial

Como assinar documentos usando a conta gov.br

Vantagens da assinatura com conta gov.br

A principal vantagem: assinar quase qualquer documento digital com validade jurídica.

Graças à tecnologia por trás da assinatura com conta gov.br, ela tem a mesma validade que a assinatura física no papel.

Outra vantagem é ser gratuita. As características técnicas da assinatura eletrônica da conta gov.br dão a ela a mesma validade das apresentadas por empresas líderes de mercado como DocuSign, CertiSign, ZapSign e Original My (neste último caso, até mais validade ainda).

A assinatura da conta gov.br só não é “mais forte” que a assinatura paga do sistema e-Not Assina, mantido pelos cartórios associados ao Colégio Notarial do Brasil (CNB), porque nela o certificado digital da assinatura é feito por um cartório de notas, usando como base dados custodiados pelo próprio governo federal. (Veja em nosso artigo sobre o sistema e-Not Assina como, quando, onde e por quê usar esta assinatura diferenciada.)

Onde se recomenda usar a assinatura com a conta gov.br?

A assinatura eletrônica usando a conta gov.br é um verdadeiro “curinga”: serve para quase tudo.

Nosso escritório orienta clientes a usar a assinatura gov.br nível Ouro para assinar todo tipo de documento particular por conta própria, sempre recorrendo ao site https://assinador.iti.br , criado e mantido pelo governo federal: contratos, declarações, acordos, testamentos particulares, formulários, etc.

Página principal do Portal de Assinaturas da OAB
Página de assinaturas do site https://assinador.iti.br

Assinatura nível Ouro também serve para assinar documentos que serão apresentados ao governo federal.

A maioria dos governos estaduais e prefeituras já aceita a assinatura usando conta gov.br nível Ouro.

A única limitação conhecida (por isso insistimos no quase até agora): cartórios não aceitam assinaturas gov.br para assinatura à distância. Para isso, é preciso usar a assinatura do e-Not Assina , cujo uso apresentamos detalhadamente em nosso próprio artigo sobre este sistema.

Por que existem contas gov.br “bronze”, “prata” e “ouro”?

De acordo com explicação do próprio Governo Federal , existem três níveis de segurança nas contas gov.br:

A lógica é simples: quanto mais se dá ao governo federal informações necessárias para confirmar a identidade de alguém, mais ele tem certeza de quem é essa pessoa, mais confiança o governo federal dá à segurança e à autenticidade da assinatura, e portanto mais alto é o nível dela.

Erros no reconhecimento facial da conta gov.br

Sabemos que o reconhecimento facial no aplicativo gov.br costuma apresentar erros.

De acordo com explicação do governo federal, o problema pode estar ou em condições inadequadas no ambiente (posição e visibilidade do rosto, iluminação do ambiente, qualidade da câmera, etc.), ou em diferenças entre a foto coletada no passado e a aparência atual da pessoa.

Sem descartar estas possibilidades, deduzimos também, pela nossa experiência indicar maior incidência de erros com pessoas de pele mais escura, ter sido muito provável que o algoritmo de reconhecimento facial do governo federal tenha sido treinado com mais imagens de pessoas brancas que de pessoas não-brancas.

O melhor a fazer é continuar insistindo, até dar certo.

Se os problemas no reconhecimento facial persistirem, deve-se buscar resolvê-los com o próprio governo federal, clicando aqui .

Não adianta nos procurar para este assunto, não vamos responder!