Como receber novidades do site


Nossos contatos:

Se você está aqui, muito provavelmente leu nossa política de privacidade e se interessou pelo assunto, ou quer saber como receber novidades de nosso site se não temos nenhum boletim informativo. Pensamos nisso com muito cuidado, e orientamos a usar a tecnologia RSS. Veja nesta página como receber atualizações sem entregar seus dados de navegação em troca.

Se você quer receber novidades de nosso site, você pode seguir nossos perfis em redes sociais listados na barra lateral e em nossa página de contato, mas o melhor meio é assinar nosso RSS, na barra lateral ou clicando aqui.

O formato RSS é a tecnologia por trás de serviços conhecidos como agregadores de notícias, como o extinto Google Reader, Feedly e Flipboard, que permitem concentrar num só programa/aplicativo notícias de vários sites. O RSS também é usado para distribuir podcasts como o Xadrez Verbal.

Alguns dos veículos de imprensa com maior público e alcance no mundo usam com sucesso o RSS, chegando ao ponto de ter um fluxo RSS para cada editoria: The Economist, Le Monde, New York Times, Corriere della Sera, The Guardian e outros. No Brasil, usam o RSS veículos como Extra, Folha de S.Paulo, Jornal da Manhã, Jota, Valor Econômico, Veja e outros.

Para receber novidades do site por RSS, é preciso seguir um dos métodos abaixo.

Extensão Feedbro (Firefox e Chrome)

Para receber notificações RSS no Firefox ou no Chrome, é preciso instalar a extensão Feedbro.

Com o Feedbro as notificações ficam no próprio navegador, não são enviadas informações suas para lugar algum.

No Firefox, o primeiro passo depois de instalar a extensão (clique aqui para começar) é colocá-la em português: para isso, é preciso clicar no botão do Feedbro, depois em “Options”; na janela que se abrir, clique na opção “Import locale”; na janela que abrir, é preciso copiar e colar o link para a tradução (clique aqui para copiar); depois, basta clicar em OK e a tradução estará instalada. Para usar, basta clicar com o botão direito no link do RSS, copiá-lo, clicar no botão do Feedbro e em “Abrir Leitor de Feed”; na janela que abrir, clique no ícone do RSS, cole o link copiado, depois em “Carregar”. Com isso, a cada nova publicação aparecerá um aviso na barra superior do Firefox.

No Chrome, o procedimento é semelhante: instale a extensão (clique aqui para começar) e siga todos os passos anteriores.

Aplicativo Feeder (para smartphones com sistema Android)

Quem prefere ler notificações RSS no celular poderá usar agregadores como o Feeder, que também não enviam informações suas a lugar algum.

Basta instalar o aplicativo, abri-lo e montar seu “repertório” de fontes.

Se quiser manter o aplicativo atualizado, será preciso instalar também o F-Droid (clique aqui para instalar), repositório de aplicativos construídos com base em software livre.

Agregadores com login e senha

Há quem já use agregadores de notícias como Feedly e Flipboard, que permitem uma série de funcionalidades adicionais mas exigem criação de login e senha.

São bons serviços, mas com o login e a senha é possível ligar a pessoa “X”, que tem o e-mail “Y” e o login “Z”, a uma quantidade de assinaturas RSS, o que pode ajudar a mapear seu perfil de interesses.

Embora as alternativas a seguir ainda permitam este tipo de cruzamento de dados, é melhor usar algum servidor livre que disponibilize o serviço TT-RSS, como Snopyta e G3L, que podem ser acessados tanto pelo navegador quanto por um aplicativo Android como o TT-RSS Reader, pois ao menos nestes servidores seus dados não estão sendo usados para perfilagem e propaganda.

O TT-RSS ainda permite, para quem tenha os conhecimentos técnicos adequados, instalar sua própria versão do serviço com hospedagem autônoma (self-hosting).

Thunderbird

Quem usa o cliente Thunderbird para ler e-mails em computadores também pode usá-lo como um agregador RSS.

Para inscrever um RSS no Thunderbird, basta clicar em “Arquivo → Novo → Conta RSS”; depois, dê um nome à conta (digamos, “Notícias”); depois clique em “Concluir”. Aparecerá uma nova conta, como se fosse de e-mail, mas com o símbolo do RSS à esquerda. Clique nela, depois em “Gerenciar inscrições RSS”; na janela que abrir, coloque o link do RSS e clique em “Novo”.

Pronto!


Voltar para a política de privacidade

Voltar para a página principal


Nossos contatos:

Conhece gente interessada no assunto? Compartilhe clicando num botão abaixo!